SOBREVIVIER E VIVIER
- Vivian Favero
- 23 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2023

Em tese, sobreviver é manter-se vivo, e viver é existir naturalmente, transcender e manifestar as possibilidades da essência de seu ser, além do material.
No início, e aqui usarei o exemplo de nossa espécie Homo sapiens, tínhamos um único objetivo, SOBREVIVER.
Analisando nossa linha de tempo, não podemos julgar o instinto de sobrevivência de nossa espécie, já que iniciamos nossa caminhada em um mundo árduo, perigoso, arriscado, incerto, desfavorável e extremamente seletivo, ou seja, vivíamos regidos por uma única lei, A LEI DO MAIS FORTE, e sobreviver a qualquer custo, estava em comum acordo esta lei.
Dentro deste jogo de vida, sorte e morte evoluímos como raça, e arduamente chegamos até os dias de hoje. Usando nossa maior capacidade, a inteligência, aprendemos a sobreviver de uma forma mais aprazível, e começamos a objetivar o viver.
Ironicamente, nesta busca criamos regras, e dentro destas, estabelecemos ordens, leis, metas, crenças, teorias, hipóteses, suposições e especulações, todas visando um único objetivo, o VIVER.
E foi assim que algo tão simples tornou-se confuso e complexo. Passamos a ser educados dentro de um entendimento corporativo de que é preciso TER para então VIVER.
Cegamente crescemos seguindo um ritmo pré-direcionado: estudar, trabalhar e adquirir (uma família, uma casa, um carro...), dentro deste ritmo nos permitimos gratificação e compensação, como viajar nas férias, festejar a vida, beber, comer do bom e do melhor, vestir as melhores roupas (da moda), ou seja, dar-se todo luxo necessário para compensar ou camuflar um falso bem-estar mental.
Assim, passamos apenas a EXISTIR, reduzindo o viver a passividade e inerência, além de ludibriar nossas vidas, nosso ser, e nossa essência, com bagatelas, futilidades e insignificâncias.
O VIVER transcende a estas ninharias. VIVER é transformar, fluir, movimentar, ter a total percepção, consciência e ciência de si, do outro e do todo. VIVER é pensar além (sair da caixinha), é se corrigir, é ampliar a visão.
VIVER é deslumbra-se com a beleza deste mundo, é compreender a magnitude do universo e praticar o dom mais valioso que nos foi dado, o AMOR a si, ao próximo, ao todo e ao universo.
Em resumo, VIVER É DESPERTAR, acordar para a vida, sair da dormência ou fantasia coletiva, sair da inatividade, se provocar, sentir-se no aqui e agora, manifestar e cocriar sua verdade.
Comments